Descrição

Sobre festas de formatura

Enfim formadas! Agora todas as integrantes do Dialetos são graduadas e diplomadas oficialmente! E aí vem a pergunta: o que isso tem de importante?

Ora bolas... Tudo! Em tese, a formatura da faculdade é a última de todas as outras, e depois dela você passa à condição de convidada (o) e... E fim.

Essa história toda, na verdade, começa lá pelos 6 anos de idade: a formatura da pré-escola! Você e os amiguinhos de bochechas fofas; a coleção de sorrisos sem dente mais bonitinha do país tentando cantar o hino nacional.

Em alguns lugares, ainda tem a formatura de 4ª série, senão só na 8ª mesmo (Agora é 9º ano, né?! Mas a gente não é desse tempo mesmo...).

Aí vem a formatura do colegial – vulgo ensino médio ou 3º ano – com aquela cara de pré-vestibular e a gente começando a achar que ta virando gente grande e, por fim, a formatura da faculdade!

Porque formatura sempre tem toda uma decoração, toda uma iluminação, e todo um bar que fica ali à disposição cheio de copinhos e canudinhos e coqueteleiras e chacoalhadores de coqueteleiras e oh, meu Deus! Ah, sim e toda uma performance da banda também, com a gente tentando adivinhar se o hit de abertura vai ser A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera ou O Último Tango em Paris, e achando uma coisa muitíssimo divertida aquele músico ali com terno de mafioso e chapéu...

É o momento de despirocar geral, colocar as marubas colossalmente coloridas, os óculos de coração, anteninhas com pompons na ponta, pulseirinhas de neon e sair dançando até o chão! Não que como pessoa convidada você não vá fazer isso, mas é diferente...

Mas antes de chegar até aí, visualmente falando, existe toooooda uma preparação que vai fazer a diferença nas suas fotos (Ao menos do ponto de vista feminino. Sim, a gente se preocupa pra caramba com isso.):

1. “O” vestido: porque é claro que não pode ser qualquer um, principalmente pras formandas (só a escolha do vestido já dá um post inteiro!);

2. o sapato: mega saltos e muuuita classe pra andar em cima deles e pra descer depois que a valsa passar! Porque diva que é diva mantém a classe até na hora de virar abóbora;

3. o cabelo: liso, com cachinhos, de presilha, em trança, em coque, em n jeitos e pelamordedeus não me vá S. Pedro inventar que vai chover, ok?!;

4. o make-up: sombra, blush, brilhinhos mil, e como raios esse par de olheiras veio parar no meu rosto e por que meu corretivo não quer sumir com elas?

E depois de muitas idas e vindas na frente do espelho e a caixinha de acessórios vazia em cima da cama até que a gente entenda porque aquele bracelete não casa com o modelo do vestido e porque seu penteado pode matar o design do seu brinco, estamos prontíssimas! Enquanto a maior dificuldade de nossos pais, tios, primos, amigos e etc. é aprender o que fazer com o nó da gravata e o gel de cabelo...

Mas voltando à festa, é nessas horas que você aprende que Bomba / Pra balançar isso aqui é bomba / Pra remexer isso aqui é bomba / E uma mão vai na cabeça / Uma mão vai na cabeça / E joga a mão pra cima que vai começar o rebolation-tion, o rebolation-tion, e que cantar que Dale a tu cuerpo alegria, Macarena já é cantar um hit tão clássico quanto a esperada seleção de músicas dos anos 60! Ou seria 70? Ah, no final das contas a coreografia termina virando a mesma, não é?! Eeeeee Macarena! Aaai!

- Eu só dispensaria a valsa...

- Como assim? Formatura tem que ter valsa!

- Ah, não gosto e pronto, ué. Por mim o mundo dançava tango!

- Eu não tive formatura na faculdade... E, aff, não tinha pensado que mestrado não tem formatura. Que triste... Mas pra compensar tive em todos os outros anos, e a do ensino médio foi a mais sensacional!

- Ah, eu tive a da faculdade... E com direito à mãe do amigo tentando assaltar as pedras do meu vestido... Aliás, vocês lembram disso. Vocês tavam lá!

- Né?!

- Bom, eu não tive formatura de 4ª, 8ª ou 3º ano... A da faculdade tinha que ter, com direito a tudo, e tinha que ser perfeita! Inesquecível! Inesquecível em todos os sentidos...

- Ah, formatura é a festa que mais amo! E meu, daqui a pouco eu tenho 30 e já num vou curtir do mesmo jeito... Então vamos bebemorar esses momentos sozinhas, com os amigos, amigos de amigos, e por aí vai!

Sim, porque formaturas tendem a ser memoráveis... Porque o seu vestido que era a cópia do da Julia Roberts ganha um destino igual ao do filme na véspera do baile (já assistiram O Casamento do Meu Melhor Amigo? Pois é...), porque o seu cabeleireiro te abandona 4 dias antes da festa, porque o carro quebra, porque você não come e não dorme por no mínimo uma semana, porque você não consegue trazer todos os seus 157 convidados – quem mandou sair pra estudar em outra cidade, né?!

E memoráveis porque nos saldos finais elas são fantásticas mesmo e sem mais comentários!

Ah, e não use esse momento pra apresentar seus amigos à sua família. O povo fica meio alterado, sabe?! Fica a dica.

3 comentários

Unknown disse...

Formatura é muito bom principalmente porque é a concretização de um sonho, uma nova fase em nossas vidas.
Laurinha eu me recordo sim da história da pedra no seu vestido, muitooo ilário. Enfim jamais esquerei de nossa formatura...Meninas mais uma vez vocês arrasaram ameiii o post.

glaucia disse...

oi meninas!
tive todas as formaturas, até debutei, na época fiz algumas porque meus pais queriam, mas depois que o tempo passa é muito bom lembrar, olhar as fotos, rever aqueles amigos que não encontramos mais, saudades boas , algumas doídas, mas é muito bom, por isso não deixem de viver esses momentos.
continuem com essas histórias maravilhosas.
Amo voces.

Anônimo disse...

formatura uma das maiores realizações de uma pessoa,por isso tem que ser perfeito!
vou guardar essas dicas para minha formatura que já esta proxima!

Postar um comentário