Descrição

Sobre festas de formatura

Enfim formadas! Agora todas as integrantes do Dialetos são graduadas e diplomadas oficialmente! E aí vem a pergunta: o que isso tem de importante?

Ora bolas... Tudo! Em tese, a formatura da faculdade é a última de todas as outras, e depois dela você passa à condição de convidada (o) e... E fim.

Essa história toda, na verdade, começa lá pelos 6 anos de idade: a formatura da pré-escola! Você e os amiguinhos de bochechas fofas; a coleção de sorrisos sem dente mais bonitinha do país tentando cantar o hino nacional.

Em alguns lugares, ainda tem a formatura de 4ª série, senão só na 8ª mesmo (Agora é 9º ano, né?! Mas a gente não é desse tempo mesmo...).

Aí vem a formatura do colegial – vulgo ensino médio ou 3º ano – com aquela cara de pré-vestibular e a gente começando a achar que ta virando gente grande e, por fim, a formatura da faculdade!

Porque formatura sempre tem toda uma decoração, toda uma iluminação, e todo um bar que fica ali à disposição cheio de copinhos e canudinhos e coqueteleiras e chacoalhadores de coqueteleiras e oh, meu Deus! Ah, sim e toda uma performance da banda também, com a gente tentando adivinhar se o hit de abertura vai ser A Bela e a Fera, O Fantasma da Ópera ou O Último Tango em Paris, e achando uma coisa muitíssimo divertida aquele músico ali com terno de mafioso e chapéu...

É o momento de despirocar geral, colocar as marubas colossalmente coloridas, os óculos de coração, anteninhas com pompons na ponta, pulseirinhas de neon e sair dançando até o chão! Não que como pessoa convidada você não vá fazer isso, mas é diferente...

Mas antes de chegar até aí, visualmente falando, existe toooooda uma preparação que vai fazer a diferença nas suas fotos (Ao menos do ponto de vista feminino. Sim, a gente se preocupa pra caramba com isso.):

1. “O” vestido: porque é claro que não pode ser qualquer um, principalmente pras formandas (só a escolha do vestido já dá um post inteiro!);

2. o sapato: mega saltos e muuuita classe pra andar em cima deles e pra descer depois que a valsa passar! Porque diva que é diva mantém a classe até na hora de virar abóbora;

3. o cabelo: liso, com cachinhos, de presilha, em trança, em coque, em n jeitos e pelamordedeus não me vá S. Pedro inventar que vai chover, ok?!;

4. o make-up: sombra, blush, brilhinhos mil, e como raios esse par de olheiras veio parar no meu rosto e por que meu corretivo não quer sumir com elas?

E depois de muitas idas e vindas na frente do espelho e a caixinha de acessórios vazia em cima da cama até que a gente entenda porque aquele bracelete não casa com o modelo do vestido e porque seu penteado pode matar o design do seu brinco, estamos prontíssimas! Enquanto a maior dificuldade de nossos pais, tios, primos, amigos e etc. é aprender o que fazer com o nó da gravata e o gel de cabelo...

Mas voltando à festa, é nessas horas que você aprende que Bomba / Pra balançar isso aqui é bomba / Pra remexer isso aqui é bomba / E uma mão vai na cabeça / Uma mão vai na cabeça / E joga a mão pra cima que vai começar o rebolation-tion, o rebolation-tion, e que cantar que Dale a tu cuerpo alegria, Macarena já é cantar um hit tão clássico quanto a esperada seleção de músicas dos anos 60! Ou seria 70? Ah, no final das contas a coreografia termina virando a mesma, não é?! Eeeeee Macarena! Aaai!

- Eu só dispensaria a valsa...

- Como assim? Formatura tem que ter valsa!

- Ah, não gosto e pronto, ué. Por mim o mundo dançava tango!

- Eu não tive formatura na faculdade... E, aff, não tinha pensado que mestrado não tem formatura. Que triste... Mas pra compensar tive em todos os outros anos, e a do ensino médio foi a mais sensacional!

- Ah, eu tive a da faculdade... E com direito à mãe do amigo tentando assaltar as pedras do meu vestido... Aliás, vocês lembram disso. Vocês tavam lá!

- Né?!

- Bom, eu não tive formatura de 4ª, 8ª ou 3º ano... A da faculdade tinha que ter, com direito a tudo, e tinha que ser perfeita! Inesquecível! Inesquecível em todos os sentidos...

- Ah, formatura é a festa que mais amo! E meu, daqui a pouco eu tenho 30 e já num vou curtir do mesmo jeito... Então vamos bebemorar esses momentos sozinhas, com os amigos, amigos de amigos, e por aí vai!

Sim, porque formaturas tendem a ser memoráveis... Porque o seu vestido que era a cópia do da Julia Roberts ganha um destino igual ao do filme na véspera do baile (já assistiram O Casamento do Meu Melhor Amigo? Pois é...), porque o seu cabeleireiro te abandona 4 dias antes da festa, porque o carro quebra, porque você não come e não dorme por no mínimo uma semana, porque você não consegue trazer todos os seus 157 convidados – quem mandou sair pra estudar em outra cidade, né?!

E memoráveis porque nos saldos finais elas são fantásticas mesmo e sem mais comentários!

Ah, e não use esse momento pra apresentar seus amigos à sua família. O povo fica meio alterado, sabe?! Fica a dica.